Compradores de vinil não ouvem seus discos

Em tempos de Record Store Day (que acontece hoje), o site Pitchfork realizou uma pesquisa na Inglaterra que trouxe um dado curioso: entre os compradores de discos de vinil que foram entrevistados pela equipe, 52% disseram que tinham um toca-discos funcionando em casa. Os outros 48% não tem e nem querem ter um toca-discos e compram os álbuns em vinil apenas por colecionismo ou decoração.

grafico

“Eu tenho discos na minha sala, mas é só para decoração”, disse um dos entrevistados. “Dá um clima ‘old school’. É pra isso que serve o vinil.”

A pesquisa mostra, no entanto, que há uma ligação entre o LP e o streaming: 45% dos entrevistados afirmaram que, antes de comprar um álbum, eles o ouviram antes em algum serviço online como Spotify, YouTube ou SoundCloud, ou seja, eles só compram os álbuns daquilo que realmente gostam, mesmo que os ouçam por outros meios.

Só nos primeiros três meses de 2016, a agência de pesquisa inglesa BPI registrou a venda de 640 mil LPs – 60% a mais que o mesmo período do ano anterior. Os números só confirmam a tendência de que, assim como nos EUA, a venda de discos só cresce. No momento, os três álbuns no formato “bolachão” mais procurados na terra da rainha são, não por coincidência, todos de David Bowie: o último trabalho do camaleão, Blackstar, a coletânea Nothing Has Changed – The Very Best Of e o clássico The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars.