Máquina do Tempo #128: Stoner Rock

Nesta semana, Leandro Bulkool e Ock-Tock convidaram Carlos Tourinho, do Pauta Livre News e do Iradex.Net, para pilotar o DeLorean através das áridas terras do Stoner Rock. Descubra conosco quais são as características que definem este subgênero do rock e surpreenda-se ao descobrir que muitas bandas que você considerava como metal ou trash são, na verdade, adoradores do pedal fuzz.

Quanto tempo tem esta edição?
104 minutos
de pedal fuzz e poeira do deserto na sua cara – e você vai gostar.

O que vai tocar?
Kyuss, Corrosion of Conformity e Down marcam presença nesta aula de stoner rock.

Para ouvir basta clicar no play aqui de baixo:

Clique aqui e baixe o episódio

Assine o feed e ouça todos os programas

Participe!
É só mandar um e-mail para podcast@maquinadotempo.blog.br.

QUEREMOS OUVIR O SEU SOM! Sua banda independente pode tocar aqui no Máquina do Tempo! Envie sua música para nós com um breve histórico de seu trabalho e ela poderá ser selecionada para tocar no programa especial Rock Independente!

E quais músicas tocaram na edição anterior (#127: 1994, Brasil)?

  • Chico Science – Da Lama ao Caos (Da Lama ao Caos)
  • Inocentes – Tudo Bem (Subterrâneos)
  • Raimundos – Selim (Raimundos)
  • Cássia Eller – Lanterna Dos Afogados (Cássia Eller)
  • O Rappa – Candidato Caô Caô (O Rappa)
  • Paulinho Moska – Será que sou eu (Vontade)
  • Skank – É Proibido Fumar (Calango)
  • Paralamas – Dos Margaritas (Severino)
  • Barão Vermelho – Seremos macacos outra vez (Carne Crua)
  • Racionais – Homem na Estrada (Racionais MC’s)

Acesse também:

0 comentários em “Máquina do Tempo #128: Stoner Rock

  1. Pingback:Pauta Livre News #75 - O Hipster Otaku de Rubi na Testa | Pauta Livre News

  2. QUEIROZ Responder

    Quem não gosta do mano Brown deveria pelomenos gostar de um ídolo dele: “O meu melhor Marvin Gaye na marginal…” (http://migre.me/cbOuZ)

    Bota sem graça nisso Leandro, mas a sem gracisse passa fazendo air guitar.

    Esse programa tá tão pesado que minhan internet vai cair.

    Amanhã eu volto.

    CORROSION OF CONFORMITY, aprsentado aqui e gostei, FODA

    Valeu Ock e Leandro

  3. Shinkoheo Responder

    Não ouvi ainda, mas vi Monster Magnet nas tagse fiquei de paudurecência!

    Finalmente a melhor banda de todos os tempos que quase ninguém conheçe está dando sua primeira passada aqui! (É primeira, pois se depender de mim todo ano que tiver algo deles tem que tocar algo! ahushaus)

  4. JPAIVA Responder

    Olá pessoal!
    Ótimo programa.
    Eu sempre fui simpático a cena Stoner Rock, mas conhecia poucas bandas…ouvia mais o Queens of the Stone Age e a sua versão mais primitiva, o Kyuss. Mas tenho que admitir que o programa caiu matando, e a seleção do Tourinho foi muito boa, definitivamente ele sabe das coisas. Estou procurando mais material das bandas que ele tocou. Parabéns.
    Eu tenho a mesma filosofia do Tourinho, eu ainda compro cds e vinis!
    Minha politica é a seguinte: Eu baixo em mp3, ouço com atenção, se eu gostar muito eu compro o disco. Primeiro por que eu valorizo o conjunto da obra, segundo por que eu acho a qualidade do mp3 deficitária perto de um audio mais fidedigno. O mp3 é conveniente, mas muitas vezes eu aprecio ouvir musica com a máxima qualidade possivel, e mesmo um mp3 de qualidade máxima soa muito inferior a um CD principalmente com um fone de alta definição. O vinil de 180g então nem se fala…ouvir um bom vinil com um bom equipamento é sem igual, soa muito melhor do que o CD inclusive.
    Dica minha: Procurem pela rede o disco do Yes, Close to the Edge, em formato FLAC extraido de um vinil de 180g, coloquem o fone e deem uma ouvida, vocês verão o que estou falando.

  5. Kaio Castro Responder

    Sou suspeito para falar sobre esse programa, pois sou um grande fã de Stoner Rock. Tô escutando o programa pela segunda vez e mais tarde posto aqui as minhas impressões.

  6. Kaio Castro Responder

    Galera do Máquina, que episódio fodástico! Grande participação do meu conterrâneo Tourinho.

    Não tenho uma história tão antiga com o Stoner Rock. Conheci em meados de 2005. Até ai escutava somente Queens of the Stone Age.

    Havia (não sei se ainda há) um modo de compartilhamento de arquivos P2P chamado Soul Seek, que foi responsável por aumentar quantitativamente e qualitativamente o meu acervo musical. Lá você poderia pesquisar por salas e havia uma chamada Stoner Rock. Foi ai que baixei cerca de 10 gigas de somzeira desse sub-gênero do metal.

    Depois de ter conhecido bastante coisa chegou o momento de propagar, coisa que curto muito fazer, apresentar esse novo som aos amigos. A partir dai meus amigos também ficaram “fascinados” pela musicalidade do deserto e seus pedais fuzz, que resolvemos montar uma banda de passa tempo. Na nossa banda tocávamos muito Queens, Helmet, Corrosion, Fu Manchu, Wolfmother, Kyuss e Master of Reality.

  7. Kaio Castro Responder

    Tourinho, Ock e Bulkool, façam uma segunda edição de Stoner por favor. Coloquem Master of Reality (fala um pouco da importância do Chris Goss), The Sword, Bufalo (banda argentina), Karma to Burn, Slo Burn, Hermano, Clutch, Bad Wizard, High on Fire, Orange Goblin e Fall Of Troy (essa destoa, mas vi em algum lugar que era Stoner).

    Sou Muito fã de Queens e como todo bom fã curto bastante quando falam bem dos caras. Tô contando os dias para o Lollapalooza, pois vou ter a oportunidade de vê-los de perto pela primeira vez.

    Já é terceira vez que vocês colocam Queens e a segunda que eles ficam no fim do programa. kkkkkk

    Uma outra sugestão de pauta seria um Rock em 8MM parte dois.

  8. Andriolli Responder

    Fala galera! Onde está o link da carta do diretor da MTV que vcs falaram que estaria no post? Dei uma busca rapida no google e tbm não achei nada sobre isso! Queria conferir! Abçs!

  9. Renato "Lond" Cerqueira Responder

    Não conhecia o gênero, mas adorei o programa 🙂
    Vou dar uma investigada nas bandas mais a fundo 🙂

    Convidados são sempre uma boa surpresa, e o tourinho mandou muito bem!

    E alías, ótimo o suposto vídeo da mtv ahahahah

  10. Edgar Santos Responder

    Meininhos,

    ADOREI O PROGRAMA. Escrevo neste momento ouvindo o Priestess que vocês indicaram. Sonzeira linda (me lembra um pouco o Wolfmother com essa poeira setentista).

    E Tourinho, você que é baiano também; por essa indicação te devo uma cerveja!

  11. Luiz Alfredo Responder

    Que isso.
    To pasmo com o video do cara da MTV. As coisas mudaram porque as pessoas começaram a piratear? Que agressividade babaca.
    Que bom que pirateamos, porque foi muito para melhor.
    Agora, é engraçado como a crítica cai direitinho à MTV, que é uma dinossaura em termos de inovação, e vai mal das pernas com esse produto sem vergonha que eles tentam vender mais ainda.
    Nós só sabemos falar mal. E de nós. Eles estavam falando, mal, deles mesmos.

  12. Guilherme/RockerGeek Responder

    Ótimo cast. Bom que conheci um monte de coisa ó conhecia QOTSA, Down, Kyuss e Monster Magnet.

    • ocktock Autor do artigoResponder

      Salve, Guilherme.

      Copy/ paste da resposta do Tourinho para sua pergunta: “Red Fang transita entre Stoner e Southern. BDC não é stoner não.”

      • Tourinho Responder

        Me confundi quando o Ock me perguntou no Twitter, Black Drawing Chalks é stoner sim, um dos grandes expoentes do stoner nacional, aliás, junto com a cearense Roadsider e as hoje extintas MQN e Statik Magik

  13. Junior Responder

    Gostei muito desse episódio, não conheço muitas bandas de Stoner, das que tocaram no programa apenas o QoSA e o Monster Magnet. Vale ressaltar que a participação do Tourinho foi ótima acrescentou muito conteúdo ao programa.

    Abraços.

  14. Ronaldo Responder

    Vocês me pediram para dar um retorno no ultimo episódio então ai vai.
    Sabe a sensação que vocês tiveram quando ouviram aquela banda foda pela primeira vez, e se pergunta “como foi que passei minha vida inteira sem ouvir isso”. Bom é essa a minha sensação quando ouvi vocês pela primeira vez.
    Todos os programas são no mínimo excelentes é muito bom ouvi como vocês entendem e amam o bom e velho Rock and Roll, é contagiante. Estou começando uma lista de bandas indicadas por vocês para correr atrás e enquanto escrevo estou ouvindo o programa novo e já percebi que essa lista vai aumentar de novo rsrs
    Leandro Bulkool e Ock-Tock muito obrigado caras só tenho a agradecer de verdade, tudo de bom para vocês.

  15. Bruno Gunter Responder

    Horror eterno viajantes do mal!

    O programa foi espetacular. O Tourinho matou a pau na setlist.

    E Kyuss é foda, merece ser ouvido SEMPRE.

    Um abraço

  16. Rafael Arruda Responder

    Putz! Agora que sei que o Kyuss na verdade se chama Caius, parece outra banda! Terei que ouvir os disco tudo de novo, sob outra perspectiva!

    Curti muito o programa! Stoner tem sido um de meus estilos preferidos nos últimos anos, e gostei do lance de focar nas bandas embrionárias do estilo. Não conhecia algumas. Como o Tourinho disse, se vc for pesquisar, dá pra conhecer uma banda nova de stoner por dia, e a maioria é muito legal.

    Vale comentar, partindo da suruba de bandas saídas do Kyuss, que Scott Reeder e Brant Bjork tem discos solos muito bons lançados recentemente (o do Bjork, Gods & Goddesses, de 2010, é um dos discos mais legais que ouvi nos últimos anos).

    Pra finalizar – e ser o chato do “vcs não falaram dessa banda!” – tem o Truckfighters, que pra mim é uma das melhores bandas de stoner dos anos 2000.

    http://www.youtube.com/watch?v=tDFs6wwx1Yc

    Abs!

  17. Pingback:Máquina do Tempo #129: Viagem às Cegas 2

  18. Almighty Responder

    Ouvi o programa na semana do lançamento, mas fiquei tão chapado com as músicas que esqueci de comentar.

    O setlist foi destruidor! Adoro Kyuss, Grand Magus e QOTSA (que tive a sorte de assistir no SWU 2010). Com certeza vale fazer outas edições sobre o tema.

    Ouvi pouca coisa do CoC, e faz alguns anos. Preciso pegar alguns álbuns inteiros para apreciar o trabalho dos caras.

    Into the Void, sem dúvida, é uma bela consubstanciação do que pode ser chamado de Stoner. Outras podem ser citadas, como Electric Funeral e Under the Sun.

    Enfim, viva o “Rock Pedreiro”!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *