O preconceito da imagem

Durante suas últimas apresentações na Flórida, o Iron Maiden contou com a ajuda de uma  nova assistente que seria, no mínimo, inusitada: a cantora pop Lady Gaga foi vista nos bastidores e no  ônibus da banda fazendo tarefas como passar roupas e servir bebidas.

“Ela fazia suas tarefas cantarolando The Number of the Beast”, contou uma fonte anônima do tabloide  britânico Daily Mirror. “É um lado dela que nunca vimos. Lady Gaga é uma grande  fã do Iron Maiden e estava disposta a fazer tudo isso só para estar com seus  ídolos.” Para não dizer que a cantora está mentindo, ela fez questão de tirar  uma foto com o baterista Nicko McBrain – essa que você vê aí embaixo – e postar no Twitter.

nicko_gaga
Nicko McBrain e Lady Gaga nos bastidores do show do Iron

Pelo visto, o atual baluarte da música pop é mesmo fã do  rock mais pesado: a cantora já foi vista nos bastidores de um show do Anthrax em  Chicago e fez questão de estar presente na homenagem a Alice Cooper no Rock n Roll Hall of Fame, além de revelar em entrevista que, na época em que era  apenas uma “go go dancer”, suas músicas preferidas para se apresentar eram Black Sabbath, do Black Sabbath e Run to the Hills, do Iron Maiden.

Isso me fará admirar a Lady Gaga como artista? Não; apenas a  respeito pelo sucesso que faz dentro do estilo musical que ela abraçou em sua  carreira. Saber de tudo isso me fará comprar seus CDs? Também não, já que o estilo pop que ela adotou não faz a minha cabeça. Talvez nada disso seja verdade, apenas mais uma jogada de marketing para chocar e causar surpresa a todos, coisa que essa personagem se especializou em fazer desde que surgiu, mas prefiro dar o benefício da dúvida e partir do princípio de que esse gosto pelo heavy possa ser verdadeiro.

Opa, peraí: só porque ela faz música pop dançante é obrigada a gostar apenas de Madonna? O que a impede de, após fazer aquele escarcéu de show com visual estonteante, ir pra casa e colocar um CD do AC/DC? Assim como ela, existem muitas garotas por aí com rostinhos singelos e roupas da Hello Kitty que você não as imaginaria curtindo System of a Down ou Marilyn Mason. Só por que também gostam da Hello Kitty ou não se vestem de corrente e camisa preta elas não tem o direito?

Vivemos tempos de multitarefas, onde as pessoas tendem a absorver todo tipo de cultura e, consequentemente, apreciar várias coisas diferentes. Eu mesmo, por exemplo, tenho o rock como minha preferência musical, mas também adoro MPB, jazz e soul music. Aposto que perdi alguns leitores depois dessa declaração.

Rock é o máximo, eu adoro, mas não quero nunca ser um nazista do estilo que sente a obrigação de impor seu gosto a todos até que o mundo seja uniformizado por ele. Não quero achar que quem não gosta de rock e bobo, feio, chato e doente do pé. Cada um gosta do que quer (de quantas coisas quiser) e se veste e age de acordo com o que quer. Se a Lady Gaga gosta de Iron Maiden mas se fantasia no palco e sai de um ovo para cantar Poker Face para se sustentar – mesmo que também goste disso – só me resta bater palmas por conseguir agitar o mundo pop sem deixar de gostar das guitarras pesadas. Go Gaga!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *