Steve Harris – British Lion

Não seria tão estranho ver um integrante do Iron Maiden dar uma “escapada” da banda inglesa para se aventurar em um CD solo se esse integrante não fosse o baixista Steve Harris. O homem por trás da Donzela de Ferro tem sua imagem tão atrelada ao monstro que criou (e não estou falando do Eddie) que é difícil imaginar sua pegada marcante das quatro cordas em outro lugar – mesmo que a ideia do CD solo seja, justamente, mudar o tal estilo marcante para diversificar um pouco (afinal, pra que fazer um trabalho fora de sua banda para fazer músicas iguais às dela?).

Acontece que o tal “projeto solo” de Harris não é bem dele. British Lion é resultado de uma coleção de ideias musicais que o guitarrista Graham Leslie havia apresentado ele e que, por ter se interessado pelo que havia naquela fita cassete, prontificou-se a ajudar o amigo transformando aquele material bruto em canções, ao lado do também guitarrista David Hawkins, do baterista Simon Dawson e do vocalista Richard Taylor.

E é exatamente isso que o álbum aparenta ser: o CD de uma banda nova que, por acaso, conta com este nome de peso do heavy metal nela. Se o nome de Steve não estivesse estampado na capa e levasse todo o projeto nas costas, os mais desavisados passariam por ele sem saber quem estava tocando lá. Sua presença nas 10 faixas de British Lion quase nem é sentida, salvo alguns dedilhados e escalas com o timbre característico de seu baixo Fender. Isso, porém, não é suficiente para salvar o repertório fraco, composto por músicas com uma proposta mais alegre e divertida que a do Iron Maiden, mas são sem energia ou carisma que, em algumas vezes, ultrapassam a fronteira da referência e inspiração para tentar imitar o sexteto britânico fundado por Harris nos anos 80. Destaque para a fraca voz de Richard, que está muito aquém da potência e do carisma vocal necessário para cantar este tipo de música, por vezes trazendo linhas melódicas que lembram o pop americano de cantores como Brian Adams, fazendo com que o resto da banda o acompanhe.

British Lion não é um projeto solo de Steve Harris: é o disco de estreia de uma nova e fraca banda sem nome que teve a sorte (ou azar) de contar com o apadrinhamento de um grande nome do rock – um nome conhecido por ser controlador a ponto de tomar todo o projeto para si e, desnecessariamente, colocou seu nome nos holofotes. Um desperdício de reputação.

Steve Harris
British Lion
Gravadora/ selo: UMe
2012
nota 3
Site oficial

http://grooveshark.com/songWidget.swf

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *