Pérolas do Spotify: Animals As Leaders e mais

Tenho mergulhado tanto no Spotify que muitas coisas que eu venho descobrindo por lá já estão ficando velhas e corro o risco de “ensinar o padre a rezar a missa”, mas como sempre acredito que ninguém consegue conhecer tudo ao mesmo tempo, mesmo essas dicas mais velhas ou conhecidas ainda podem ser inéditas para alguém. Segue então o registro de algumas alguns artistas e bandas que conheci através do serviço sueco de streaming:

 

Animals As Leaders

O guitarrista nigeriano Tobin Abasi é considerado um dos melhores da atualidade desde quando fazia parte da banda Reflux e, já nessa época, a gravadora queria que ele gravasse um álbum solo. Com o fim do grupo, Abasi finalmente aceitou a ideia de gravar composições suas, porém, ao lado de outros músicos que formariam este que é, hoje, um dos maiores expoentes da cena Djent (uma vertente derivada do Heavy Metal e do Prog Metal, com pitadas de jazz e um som bem abafado). O álbum de estreia é de 2009 – Abasi & cia. já estão no terceiro disco.

 

Jarekus Singleton

Jarekus pode ter nascido em 1984, mas este guitarrista/ cantor do Mississipi parece ter saído dos bares de blues dos anos 60 e 70, pois seu estilo, ao mesmo tempo forte e elegante, remete a grandes nomes como Steve Ray Vaughan, BB King e Albert King, algumas de suas maiores influências. Um respiro de modernidade ao estilo, sem perder a garra característica desse tipo de música. Seu álbum de estreia, Refuse To Lose, de 2014, já arrancou elogios diversos da imprensa musical – e com razão!

 

Anouk

A cantora holandesa flerta com o pop, mas não se engane: seu coração está no rock, graças À sua aproximação com a música através de sua mãe, cantora de blues. Seu nome pode não ser muito conhecido no Brasil, mas em seu país de origem, ela faz o maior sucesso com cerca de 14 álbuns lançados. Um bom exemplo do poder de sua voz e versatilidade musical é o disco Hotel New York, de 2004.

 

Susan Tedeschi

Os fãs de blues rock a conhecem como a cantora da Tedeschi Trucks Band ao lado de seu marido, o guitarrista Dereck Trucks, mas a carreira solo de Susan Tedeschi também merece ser ouvida com atenção. Nascida em Boston, ela foi criada com educação católica, fazendo com que se apaixonasse pela música gospel. Some isso ao fato de passar horas ouvindo os antigos discos de vinil de blues do pai e não demoraria muito para querer estudar o blues, o soul e o funk. O resultado, você confere em seus mais de 10 álbuns lançados – destaque para Back to the River, de 2008.

 

10 Years

O atual cenário do metal alternativo sofre muitos ataques dos fãs mais tradicionais do estilo, mas se você mantiver a mente aberta, reconhecerá que vários nomes dessa safra podem ser divertidos, ainda que nada de genial saia daí. É o caso desta banda de Tennessee, cujo som é claramente inspirado em nomes como Pantera (pelo menos em algumas passagens instrumentais), Alice in Chains e Tool. O disco Minus the Machine, de 2015, traz boas variações de som, que vão do depressivo ao frenético, sem perder o peso.