Categoria:
Categoria:

Red Hot Chili Peppers – I’m With You

Red Hot Chili Peppers – I’m With You

É incrível como a mudança de guitarrista influencia drasticamente o som do Red Hot Chili Peppers. Como se não bastassem os claros exemplos de One Hot Minute, de 1995, que marcou a breve passagem de Dave Navarro pelo grupo, e a volta de John Frusciante em Californication, de 1999, vemos uma nova coleção de sonoridades interessantes apresentadas em I’m With You, novo trabalho do quarteto de Los Angeles que conta agora com Josh Klinghoffer nas seis cordas.

banda

Verdade seja dita, as tais “sonoridades” apresentadas pela guitarra de Klinghoffer não são tão diferentes daquilo que Frusciante, amigo pessoal do novato, já vinha fazendo desde Californication, mas seu “toque pessoal” está presente para os ouvidos mais atentos. Sua forte contribuição em todo o processo de composição das músicas, aliada ao aprendizado que a banda obteve durante este tempo de férias (Desde o fim da turnê de Stadium Arcadium, o baterista Chad Smith participou da superbanda Chickenfoot enquanto o baixista Flea voltou a estudar música), o Red Hot voltou mais pesado, rápido e musicalmente complexo, mas sem perder a veia pop rock que eles adotaram a partir de Californication. Um baixo cada vez mais marcante e presente, uma bateria mais ousada, vocais mais diversificados de Anthony Kids e uma guitarra mais pesada e alta são os ingredientes para este CD.

Essa mistura muito bem dosada já pode ser percebida na faixa de abertura, Monarchy of Roses, que traz claros vestígios da sonoridade suja de One Hot Minute com a levada mais radiofônica das músicas mais pops de By the Way. A partir daí, as surpresas só melhoram: o groove de Factory of Faith, o jeitão meio acústico de Brendan’s Death Song, as constantes quebradas de Ethiopia, o tom melancólico de Annie Wants A Baby que contrapõe com as empolgantes Look Around e Goodbye Hooray (com direito a um matador solo de baixo de Flea para quem estava com saudades do homem mostrando serviço), a evidência latina em Did I Let You Know e Dance, Dance, Dance… Até mesmo o primeiro hit do CD, The Adventures Of Rain Dance Maggie, faz bonito dentro de todo o conjunto de músicas, mesmo mostrando-se a mais fraca de toda a obra.

Desde Californication, o quarteto anunciou a morte daquele Chili Peppers que conhecemos em Blood Sugar Sex Magik e Mothers Milk – se você ainda chora por esta fase e espera que um dia eles voltem ao “funk-o-metal” dos anos 90, supere isso. Dentro desta sonoridade mais pop, I’m With You não é o melhor trabalho deles, mas está muito perto.


capa_rhcp200Red Hot Chili Peppers

I’m With You
Gravadora/ selo: Warner Music
2011
nota 7
Site official da banda

Dê seu tock por aqui também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.