Leia isso: O Pequeno Livro do Rock

O quadrinhista francês Hervé Bouhis é apaixonado por rock. Cresceu ouvindo grandes bandas que fizeram sucesso internacional como Zeppelin e Ramones e, como não podia deixar de ser, artistas de sua terra natal também, como Serge Gainsbourg e Brigitte Fontaine. Aos 35 anos, ele reuniu diversas histórias da história do rock e as contou em seu estilo lúdico – o resultado é o inovador O Pequeno Livro do Rock, que a editora Conrad lançou na Bienal do Livro de 2010.

De pequeno ele não tem nada: são 224 páginas em um formato quase quadrado de 21cm por 22,5cm, pouco maior que um antigo EP de vinil de 45 rotações. A edição original francesa traz este pequeno vinil com alguns dos maiores clássicos citados na obra. O brinde não vem na versão brasileira, mas não faz falta alguma: é quase possível você escutar a música dentro de sua cabeça enquanto avança pela história do rock divertidamente ilustrada pelos traços de Hervé, que não esconde no livro suas vertentes preferidas do rock, suas objeções, experiências e divertidas humilhações de adolescência enquanto se descobria e descobria também a música.

Não espere que este pequeno grande livro seja uma enciclopédia de consulta certa a todo tipo de rock em qualquer época entre os anos 50 do século XX até o dia 15 de junho de 2009, quando se encerra a obra, mas uma divertida viagem pelo tempo tendo, como paisagem, as artes de Bourhis que dão caras e corpos aos astros do rock, do blues, do jazz, do alternativo, do metal e da música eletrônica, de caricaturas a traços realistas, sem falar também das réplicas ilustrativas de capas icônicas de discos diversos e as divertidas batalhas musicais que todo fanático por suas bandas preferidas fazem: Quem ganha? Chuck Berry ou Little Richard? Blur ou Oasis? Michael Jackson ou Prince?

Não adianta também xingar o autor, dizer que ele está errado em alguma colocação da qual você não concorde ou reclamar que está faltando este ou aquele artista ou banda que mora no seu coração: Este pequeno livro do rock traz, em essência, uma auto-biografia ilustrada do autor em seu caminho pela descoberta do rock à sua maneira, relatando as experiências dele e as conclusões dele. Mesmo que seu gosto não seja compatível ao de Hervé, vale a pena abrir a mente para mergulhar na dele e se divertir com a história ilustrada “à francesa”.

O Pequeno Livro do Rock
Hervé Bourhis
Editora Conrad
224 páginas
Preço estimado: R$44,90

http://listen.grooveshark.com/songWidget.swf

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *