Antes de mais nada, uma confissão: conheci a banda Poets of the Fall através de seu mais novo trabalho, Alchemy, Vol. 1, que acabou de sair – o mesmo que tento comentar agora, nessas linhas embaladas pelo som do CD. Ao seguir a dica de uma leitora do Ock-Tock.Com.Br, descubro que o grupo finlandês está na estrada desde 2003 e já tem cinco álbuns lançados (além de inúmeros singles). Vejo-me com o desafio de falar do disco sem qualquer base, desconhecendo totalmente as músicas anteriores dos “poetas“.
Quando conhecemos um novo som, a primeira coisa que o subconsciente faz é procurar, em sua experiência musical, alguma referência, algo anterior que se pareça com o que você está captando agora. Na visão (ou melhor, audição) de deste ignorante que está sendo apresentado agora ao grupo e seu trabalho através de Alchemy, Vol. 1, o Poets of the Fall me lembrou um pouco o Creed, com suas melodias edificantes, guitarras pesadas e, em algumas faixas, a mesma velocidade de metrônomo usada pela banda americana, mesmo que a voz do cantor Marko seja totalmente diferente da de Scott Stap.
Essa comparação, no entanto, é muito injusta quando se ouve Alchemy, Vol. 1 pela segunda vez. A banda e seu novo CD têm uma sonoridade toda própria, que mistura o rock pesado com melodias pops e um leve toque industrial. Há muita diversidade nas levadas energéticas que se misturam com dedilhados de violão e muita emoção na voz e na interpretação de Marko, ao lado dos guitarristas Olli e Jaska, do tecladista Captain, do baixista Jani e do baterista Jari.
Quem curte um som mais empolgante vai curtir caminhar ao som de faixas como Locking Up The Sun ou Lift, enquanto os mais reflexivos apreciarão baladas de bom gosto como Stay e Roses, que trazem uma boa dose de sentimento co bom gosto e sem o exagero choroso do rock emo.
A experiência de conhecer o Poets of the Fall através de Alchemy, Vol. 1 foi muito gratificante. Se você desconhece esse som, aproveite que o CD acabou de sair para correr atrás e descobrir que a poesia finlandesa também pode ser cheia de atitude e energia.
Poets of the Fall
Alchemy, Vol. 1
Gravadora/ selo: Insomniac
2011
nota 6
Site oficial da banda
Descobri Poets of Fall recentemente também, e gostei muito, apesar de não ter ouvido toda sua discografia.
Procuro sempre por bandas novas, novos sons, e Poets of Fall, além de muitas outras, foi um achado realmente gratificante.