Record Store Day: a hora e a vez das lojas independentes

Fica, vai ter vinil!

O Record Store Day vem ajudando na sobrevivência das lojas estimulando eventos e lançamentos exclusivos de CDs, discos em vinil e outros produtos para este dia, que é comemorado sempre no terceiro sábado de abril.

O que começou de modo tímido nas terras do Tio Sam foi ganhando força com o apoio de gravadoras e de muitos artistas que cresceram frequentando essas lojas em seus bairros e atribuem a elas o fato de conhecerem o rock, o blues e o jazz e tornarem-se as estrelas consagradas que são hoje. “No início dos anos 80 descobri bandas de metal como Iron Maiden, Judas Priest, Motorhead, Accept, Mercyful Fate, Loudness e Raven”, conta o ex-baterista do Dream Theater, Mike Portnoy. “Então eu descobri a Slipped Disc Records – Eles não só tinham os álbuns destas bandas, mas também os singles com faixas bônus, as camisas, os vídeos importados ao vivo e tudo o que existia!” Em 2008, Portinoy lamentou o fechamento das portas da Slipped Disc Records, destino semelhante ao de muitos estabelecimentos do mesmo tipo em todo o país.

MikeP
O baterista Mike Portnoy é, como muitos de sua geação, “cria” das lojas independentes

Em 2011, os colecionadores e fãs terão muito que comemorar com lançamentos em vinil que poderão ser encontrados exclusivamente nas lojas independentes a partir de 16 de abril. Entre alguns dos itens mais famosos, estão:

  • Um EP em vinil do AC/DC com gravações ao vivo das faixas Shoot to Trill e War Machine, retiradas da apresentação da banda no River Plate Estadium (essas faixas não estarão presentes no DVD do grupo que será lançado em breve, apresentando este show)
  • Um box da banda Beady Eye com três EPs em vinil, um pôster exclusivo e um cartão que permite ao portador baixar gravações ao vivo inéditas.
  • A trilha sonora de Tron, composta pelo Draft Punk, em vinil colorido de acordo com os tons do filme
  • Um EP de covers do Deftones, em vinil, com gravações anteriormente lançadas em singles e via Internet
  • Unidades numeradas do álbum Kill the Dragon, de Ronnie James Dio, em vinil com holografia
  • Um EP em vinil do Foo Fighters, com gravações inéditas de covers de outros grupos
  • O primeiro disco do Grateful Dead, relançado em vinil pela primeira vez depois de 40 anos, retirado das fitas originais em Mono
  • Uma edição limitada de 1000 unidades do disco I Love Rock n Roll, de Joan Jett and the Blackhearts, lançado pela gravadora da própria cantora. O LP marca os 30 anos de seu lançamento original e virá com um cartão que permite o download das músicas em formato digital de alta qualidade
  • Um EP em vinil do Pink Floyd com gravações inéditas, feitas entre 1966 e 1967, em Londres, com Syd Barret ainda à frente da banda

A lista é muito maior do que se pode imaginar entre lançamentos de material inédito e relançamentos de grandes clássicos do rock, do blues e do jazz em diversos formatos. Muitos outros artistas como Rush, Ozzy Osbourne, Pearl Jam, Bad Brains, Bruce Springsteen, Eric Clapton, Green Day, Rancid, Michael Jackson e Jimi Hendrix marcam presença nesta “festa de vinil e CD” – clique aqui para conferir a lista completa de lançamentos que só serão encontrados nas lojas independentes americanas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *