Depois de quase 60 anos, a RIAA (Recording Industry Association of America) reformulou a sua metodologia para classificar que álbuns e singles ganham as classificações de “ouro” e “platina” no mercado americano – a diferença agora é que os cálculos passarão a incluir também o consumo digital de música e/ ou vídeo por download e streaming.
Por “download e streaming” entenda-se que serão contabilizados (obviamente) apenas os downloads feitos de forma legal através de lojas como Amazon, iTunes e semelhantes (ou seja, torrents e outros serviços “informais” estão fora da equação) e os streamings de serviços especializados para essa função como Spotify, Deezer, YouTube e Apple Music (rádios Web como Pandora, por exemplo, não serão ouvidos pela RIAA).
De acordo com a conta divulgada pelo órgão, a coisa funcionará da seguinte forma: cada 1500 vezes que uma mesma música for executada em um serviço de streaming e/ ou baixada de uma loja equivalem a uma média de 10 faixas de uma mídia física executada, que a RIAA considera uma média de faixas para equivaler a um álbum. Ficou confuso? Dá uma olhada no problema escolar abaixo que você vai entender melhor:
Vamos dizer que a nova música do Dream Theater, Moment Of Betrayal, foi executada, em um único dia, 350 vezes através do Deezer, 500 vezes pelo YouTube e 650 vezes pelo Spotify.
Esse “álbum vendido de forma digital” será somado às vendas de álbuns físicos vendidos para que a RIAA faça seu tradicional cálculo que executa desde 1958. Quando o álbum chegar às 500 mil vendas, ele ganha o disco de ouro; com um milhão de vendas, ganha platina; a partir de 2 milhões, a multi-platina.
“Por quase seis décadas , seja através de vinil, CDs , downloads ou streaming, o Programa Ouro e Platina adaptou-se para reconhecer os padrões de referência de sucesso de um mercado de música em evolução”, disse o presidente e CEO da RIAA, Cary Sherman. “Sabemos que a quantidade de audição de música – tanto para álbuns e para singles – está subindo rapidamente, mas essa tendência não se refletiu em nossas certificações de álbuns. A Modernização de incluir streaming de música em nossa premiação é o próximo passo lógico na evolução contínua e isso permite que a RIAA recompense totalmente o sucesso de álbuns dos artistas de hoje.”
Utilizando a nova equação, a RIAA já anunciou quais são os álbuns e singles mais recentes que já ganharam discos de ouro ou platina neste início de 2016. Confira a lista abaixo:
Ouro
- Alt-J – An Awesome Wave
- Brett Eldredge – Bring You Back
- Elle King – Love Stuff
- Fifth Harmony – Reflection
- Halsey – Badlands
- Vance Joy – Dream Your life Away
- Wale – Ambition
Platina
- Big Sean – Dark Sky Paradise
- Coldplay – Ghost Stories
- Hozier – Hozier
- Kendrick Lamar – To Pimp a Butterfly
- Michael Jackson – Thriller (32 discos de platina)
- Miranda Lambert – Platinum
- Sam Hunt – Montevallo (2X Multi-Platina)
- Shawn Mendes – Handwritten
- The Weeknd – Beauty Behind the Madness (2X Multi-Platina)
O reconhecimento da plataforma digital pela RIAA para comércio e transmissão musical é a mais evidente forma de o mercado assumir que ela é comercialmente relevante. Se você ainda tinha dúvidas de que o streaming e o arquivo digital de música são transitórios, está na hora de rever conceitos – a RIAA reviu os dela.