5 álbuns que mostram que George Martin é mais que “o 5º Beatle”

“Morreu o quinto Beatle”; “Faleceu o produtor dos Beatles”… George Martin sempre será considerado um dos maiores produtores musicais de todos os tempos e é claro que os álbuns dos Fab4 serão os trabalhos mais populares de sua carreira. Muitas das suas invenções e contribuições para o mundo da música nasceram durante as gravações mais audaciosas do quarteto de Liverpool, mas associar seu nome única e somente ao de John, Paul, George e Ringo é menosprezar seu talento.

George não foi apenas o responsável por refinar o som daqueles quatro moleques que eram, em suas palavras, “estridentes, um pouco desafinados. Não eram muito bons”, mas foi um dos grandes “cientistas de som” ao lado de nomes como Phil Spector e Les Paul. Sendo um dos primeiros a utilizar a técnica de gravações separadas de cada instrumento de uma música para ser “montada” mais tarde, George levou quase ao infinito as possibilidades de produção musical e adição de instrumentos nas canções dos Beatles (possibilitando álbuns arriscados como Sgt. Peppers e a inclusão de instrumentos clássicos de corda em Yesterday). Essas invenções e soluções foram aplicadas também em álbuns de inúmeros outros artistas que ele também produziu e fazem parte da história da música popular.

Conheça alguns discos produzidos por George Martin que merecem ser apreciados com atenção:

 

Stackridge
The Man in the Bowler Hat
1973

O terceiro álbum da banda inglesa foi o de maior sucesso dos caras. A produção de Martin tornou as composições mais modernas, joviais e “audíveis” que os trabalhos anteriores do grupo, acentuando o jeito irreverente das canções.

 

America
Holiday
1974

Um dos álbuns mais queridos pelos fãs da banda, que trouxe hits como Tin Man e Lonely People. O cantor e fundador do grupo, Dewey Bunnell, estava empolgado e nervoso em trabalhar com Martin, mas o processo fluiu tão bem e suas visões para esse trabalho estavam tão alinhadas que Holiday é considerado um retorno do America à sua fase de ouro. Martin e a banda trabalharam juntos em vários álbuns depois.

 

Jeff Beck
Wired
1976

Um dos álbuns solos do guitarrista produzido por Martin, que consolidou o músico como um dos grandes nomes do fusion e da mistura de jazz com rock de todos os tempos, trazendo muito groove e experimentações diversas em cada faixa. Para um disco todo instrumental e com melodias complexas como esse, chegar nas 20 primeiras colocações da Billboard e ganhar disco de platina é um grande feito.

 

Cheap Trick
All Shook Up
1980

Depois de quatro álbuns, a banda Cheap Trick desfaz a parceria com o produtor Tom Werman e busca um novo direcionamento musical, mais experimental e menos “radiofônico”. Ao lado do engenheiro de som Geoff Emerick, Martin conseguiu transformar esse material em um dos maiores sucessos do grupo, levando o single Stop This Game à Billboard Top 100 (o único hit da banda a entrar na lista). As músicas Just Got Back e World’s Greatest Lover estão entre as preferidas de qualquer fã.

 

UFO
No Place to Run
1980

Este é o primeiro álbum após a saída do guitarrista Michael Schenker. Martin recebeu a missão de dar à banda a mesma sonoridade hard rock / heavy metal que outros grupos que faziam sucesso naquele tempo como Scorpions e Judas Priest. Letting’ Go e Young Blood tornaram-se os grandes hits desse disco