Não tenho mais CDs e LPs, mas admito que estou “velho demais” para entrar na onda do streaming e assumir o meio virtual como minha mídia principal de consumo musical – mas isso não quer dizer que não o utilize! O Spotify tem sido, pra mim, um mar de sons incríveis onde, a cada mergulho, sou capaz de encontrar verdadeiras pérolas que o mainstream nunca nos apresentaria (como já disse aqui). A partir de hoje, compartilharei com vocês, de tempos em tempos, algumas dessas pequenas joias que venho emergindo por lá.
The Vintage Caravan
O trio islandês está na atividade desde 2006, mas parece ter saído diretamente dos anos 70! Com um som claramente inspirado em bandas como Deep Purple e Rush em início de carreira, eles lançaram seu primeiro CD, autointitulado, de forma independente, chamando atenção da gravadora Nuclear Blast, que o relançou para distribui-lo mundialmente. Recentemente, os caras lançaram o seu segundo álbum, Arrival.
Sithu Aye
Este escocês de Glasgow se apresenta em poucas e modestas linhas em sua página no Bandcamp: “Oi, meu nome é Sithu e eu gravo felizes músicas de metal progressivo para o ouvinte mais exigente. Se você gostaria de cópias físicas de meus lançamentos, vá a minha página abaixo.” Se você é fã do estilo, certamente vai querer uma cópia física autografada dos sete EPs que esse músico lançou, de forma independente, até agora.
David Grissom
O guitarrista americano já tocou com vários artistas do mais alto nível como John Mellencamp e Joe Ely, além de já ter feito parte de uma das formações da Allman Brothers Band. Desde 2000 ele vem sustentando, em paralelo, uma carreira solo lançando álbuns de blues rock que merecem MUITA atenção – o mais recente é o How It Feels To Fly, de 2014.
Truckfighters
Stoner rock sueco do jeito que tem que ser: barulhento, pesado e marcante. Os caras estão na estrada desde 2001 e quem acompanha o estilo já conhece seu som desde o primeiro grande lançamento deles, o álbum Gravity X, de 2005. Em 2014, eles lançaram Universe, considerado, até o momento, o ápice da maturidade musical do trio.
Le Butcherettes
Ao ouvir esse som, você pode jurar que eles são de Nova Iorque ou Detroit, mas essa banda mexicana de garage punk tem, como figura principal, a vocalista Teri Gender Bender (na verdade, Teresa Suárez). Formada em 2007, a banda já ganhou prêmios de artista revelação e melhor álbum de punk em 2009 e vem abrindo shows de outros grandes nomes como Yeah Yeah Yeahs. O primeiro álbum deles, Sin Sin Sin, foi produzido por Omar Rodriguez-Lopez, do The Mars Volta