Faz alguns dias que o trailer da “dramédia” Ricki and the Flash: De Volta pra Casa foi anunciada. O filme com Meryl Streep mostra a vida de uma roqueira (Ricki) que havia abandonado sua família para por o pé na estrada, mas volta para casa quando sua filha sofre uma desilusão amorosa. Como pano de fundo desta história, o rock permeará tudo.
https://www.youtube.com/watch?v=uiiUprobtMw
Não é de hoje que o rebelde estilo musical seduz roteiristas de cinema, mas ultimamente ele tem marcado cada vez mais presença nas telonas com filmes biográficos, que narram acontecimentos marcantes ou que simplesmente usam o rock como elemento chave em sua narrativa. Fugindo das biografias dramatizadas e documentários, contei com a ajuda de amigos (obrigado, galera!) para separar alguns (dos muitos) filmes de ontem e hoje que podem agregar alguma coisa para a sua cultura musical/ rockeira – uma lista que está longe de terminar e terá continuação em breve.
CBGB – O Berço do Punk Rock (2013)
Alan Rickman encarna Hilly Kristal, o dono da casa mais punk de todos os tempos, nesta dramatização livre para TV. O filme dá uma noção de como foi o nascimento nos anos 70 e crescimento deste bar sujo e mal frequentado, em um dos bairros mais fodidos de Nova Iorque, que foi o primeiro palco de bandas como Ramones, Blondie, Talking Heads, Television e tantas outras.
Os Piratas do Rock (2009)
A comédia conta a história de uma rádio pirata que, nos anos 60, transmitia rock n’ roll 24 horas por dia a partir das águas inglesas para mais da metade do país enquanto que a principal emissora britânica, a BBC, dedicava apenas duas horas por semana ao estilo. O filme se inspira nas histórias das verdadeiras rádios piratas da época que se rebelavam contra a “cruzada pela moral e bons costumes” dos políticos britânicos em combater a “devassidão do rock”. Além de ter um clima muito bacana e atuações incríveis, a trilha sonora, composta por sons de bandas inglesas dos anos 60, é fantástica!
Não estou lá (2007)
A história do rock divide-se entre antes e depois de Bob Dylan – e a carreira do próprio Dylan divide-se entre várias fases distintas. Em vez de tentar fazer uma cinebiografia, o diretor Todd Haynes ousou retratar seis “versões” diferentes do cantor que representariam algumas dessas fases, e cada versão seria interpretada por um ator diferente; nomes como Heath Ledger, Cate Blanchett, Richard Gere, Christian Bale, Marcus Carl Franklin e Ben Whishaw. É muito interessante visitar esse universo de Bob na visão de Todd, mesmo que você ainda termine e continue sem entender o que se passa na cabeça do ícone do folk (mas, até aí, quem entende?)
https://www.youtube.com/watch?v=gJzPSPkWTrM
Mesmo Se Nada Der Certo (2014)
Essa comédia romântica tem a música mais como pano de fundo do que como elemento principal, mas sua trilha sonora original é muito bem produzida e os amantes de bons sons não se arrependerão de prestar atenção nela. Mark Ruffalo interpreta um produtor recém-demitido da gravadora que ajudou a fundar quando encontra uma cantora/ compositora (Keira Knightley) que acaba de levar um fora de seu namorado, um astro do pop em ascensão. Acreditando no talento da menina, ele a produz e, juntos, eles vão gravar o primeiro disco da artista usando uma proposta original: cada música será gravada em um lugar diferente da cidade de Nova Iorque, ao ar livre!
Across the Universe (2007)
Este filme costuma dividir a opinião dos Beatlemaníacos, já que o musical reinterpreta canções dos “Fab4” para contar a história de um grupo de jovens ingleses e americanos nos anos 60 com todas as conturbações que a época ofereceu para os dois países: psicodelia, contra-cultura, Guerra do Vietnã e seus protestos contra ela… Tudo isso temperado com participações especiais de artistas como Bono e Joe Cocker. Destaque para a atriz e cantora Dana Fuchs, que faz um papel coadjuvante da dona da república onde os personagens principais se hospedam, uma espécie de Janis Joplin genérica, mas que canta divinamente!
https://www.youtube.com/watch?v=XLaqiXL_BvA
Quase Famosos (2000)
O emprego dos sonhos de todo roqueiro? Um deles, certamente, seria o de correspondente de uma revista como a Rolling Stone. O filme conta a história de um jovem de 15 anos que, nos anos 70, conseguiu esta façanha – sua primeira matéria? Acompanhar a banda Stillwater em sua primeira turnê pelo país. O grupo fictício, criado para o filme, revive na tela várias façanhas que fazem parte das histórias de artistas e grupos verdadeiros, como The Who, Led Zeppelin, Joplin, etc. Tudo isso, é claro, ao som de muito rock daquela década.
https://www.youtube.com/watch?v=lEnYVwctef0
Cadillac Records (2008)
A Chess Records é uma das gravadoras mais importantes de todos os tempos para o rock, afinal, foi ela quem apresentou para o mundo grandes nomes do blues e do rock como Muddy Watters, Chuck Berry, Little Water, Etta James e outros – praticamente os pais e mães da coisa toda. Este filme, estrelado por Adrien Brody, Beyoncé Knowles, Jeffrey Wright e Mos Def, dramatiza a história desta verdadeira “fábrica de talentos” que funcionou dos anos 40 aos anos 60.
The Commitments – Loucos pela Fama (1991)
Podem nove irlandeses brancos tocar soul? Este filme dirigido por Alan Parker mostra que sim! A obra mostra o duro processo de criar uma banda, ensaiar até as músicas soarem bem, o entrosamento entre os músicos, os primeiros shows, os perrengues, as desavenças internas… Tudo isso que acontece quando um grupo se junta para tocar com o agravante de escolher um estilo musical que não é nada popular na região onde eles moram! Se bem que o setlist que eles escolhem é tão bom que não tem como não conquistar fãs com um repertório desses…
Rock ‘n’ Roll High School (1979)
O filme é produzido pelo “rei dos filmes trash” Roger Corman – isso significa que é tosco, sem sentido e totalmente descerebrado. É o filme perfeito para ser estrelado pelos Ramones! Além de serem chamados por uma fã para tocarem em sua escola, causando uma verdadeira guerra (mesmo!) entre professores e alunos, o filme conta com trilha sonora de MC5, Devo, Alice Cooper, Fleetwood Mac, Paul McCartney & The Wings, Chuck Berry e muito mais!
Whiplash – Em busca da perfeição (2014)
Provavelmente o filme mais badalado da lista, já que foi um dos mais recentes ganhadores do Oscar, incluindo o de melhor ator coadjuvante para J.K. Simmons e conquistou legiões de fãs por todo o mundo. Com uma primorosa trilha sonora de jazz (que é um dos pais do rock), o filme conta a história do estudante de música Andrew Neiman, que tem a ambição de ser um dos maiores bateristas de todos os tempos, mas, para isso, terá que passar pelas mãos de seu professor e maestro da orquestra de jazz, o severo Terence Fletcher. A relação dos dois mostra como o esforço de um músico e a cobrança consigo mesmo para obter a excelência pode ser cruel e beirar à loucura.