O que tem de bom no Record Store Day 2016

O Record Store Day, que acontece no próximo dia 16 de abril, foi criado em 2007 nos EUA para homenagear as lojas e gravadoras independentes que “sobrevivem” no mercado a despeito do cenário cada vez mais avesso a elas – majors que esmagam a concorrência, a migração da maioria para o digital (primeiro o MP3, depois o streaming), etc. O Brasil entrou na brincadeira em 2011 (escrevi uma matéria a respeito na época) e, em 2016, saiu um novo texto meu no Troca o Disco mostrando que, com o resgate do vinil e do K7, aliado ao público fiel à mídia física, as lojas andam muito bem, obrigado.

O fato é que, com o passar do tempo, o Record Store Day, nos EUA, virou um dia em que artistas e gravadoras lançam material “curioso” (“bootlegs oficiais”, EPS, discos ao vivo, covers, gravações demo desenterradas…), muitas vezes apenas em vinil, para ser vendido com exclusividade nas lojas – o que não quer dizer que, mais tarde, você não encontre esse mesmo material disponível nos meios digitais legais ou informais.

A lista de lançamentos para o Record Store Day deste ano é bem extensa (você pode conferi-la clicando aqui), mas algumas coisas me chamaram a atenção. Vale a pena correr atrás desses títulos por aí depois do dia 16 de abril:

Metallica
Liberté, Égalité, Fraternité, Metallica! – Live at Le Bataclan. Paris, France – June 11th, 2003

Os caras são os padrinhos do Record Store Day deste ano e, para celebrar a data, lançarão um disco com algumas músicas de sua apresentação na França em 2003.

 

David Bowie
I Dig Everything: The 1966 Pye Singles

No começo da carreira, Bowie lançou alguns registros por uma gravadora chamada Pye Records. Esse material estará reunido em um único álbum, vendido nas lojas a partir de 16 de abril

 

Halestorm
Into The Wild Live: Chicago

Um EP de 4 faixas ao vivo, gravadas de um show em Chicago da turnê do mais recente álbum, Into The Wild Life, é o presente que o Halestorm dará para os fãs neste 16 de abril.

 

Elvis Presley
I’m Leavin’: Elvis Folk-Country

Em 1971, o Rei experimentou gravar algumas coisas mais country e gospel, arriscando até algumas composições de Bob Dylan. Esse material já já chega às nossas mãos.

https://www.youtube.com/watch?v=6ti41PM9BJg

 

The Sonics
Live at Easy Street record

Durante o RSD de 2015, a banda se apresentou na Easy Street Record. Em 2016, esse show vira álbum!

 

Muddy Waters
Hoochie Coochie Man – Live at the Rising Sun Celebrity Jazz Club

Uma apresentação de janeiro de 1977 d’O Homem, ao lado de uma banda afiadíssima: Luther “Guitar Junior” Johnson e “Steady Rollin’” Bob Margolin nas guitarras, Jerry Portnoy na gaita, Pinetop Perkins no piano, Calvin Jones no baixo e Willie Smith na bateria. Preciso dizer mais?

 

The Runaways
Right Now/Black Leather

Esse raro single de 1979 estará de volta às prateleiras.

 

Iggy & The Stooges
METALLIC K.O.

O álbum ao vivo de 1976 chega novamente às prateleiras em 2016. Trata-se do último show da banda antes de Iggy Pop ser levado para o hospício e a banda acabar.

https://www.youtube.com/watch?v=GhXrQ_eNwuQ