Pérolas do Spotify: Bigelf e muito mais!

As pérolas de hoje estão caprichando nas guitarras! De rock clássico/ psicodélico ao alternativo “de garagem”, você vai ouvir muito blues rock, soul, jazz e outras paradas para você dançar muito e bater cabeça. Ouça e inclua esses nomes na sua lista de apreciação diária.

Bigelf

A primeira coisa que me veio me mente quando ouvi o som do Bigelf foi uma mistura muio bem feita de Alice Cooper com Black Sabbath. Desde 1991 o vocalista e tecladista Damon Fox comanda esse show de horrores progressivo/ psicodélico, mas o primeiro álbum deles só saiu em 1997. Após abrirem para o Dream Theater nos anos 2000, o sucesso e reconhecimento começaram a aparecer, mas problemas com integrantes e gravadora fizeram com que o Damon ficasse sem lançar novo material entre 2008 e 2014. Ainda sem baterista definido, o álbum Into the Maelstrom contou com mike Portnoy como músico convidado.

 

 

Snarky Puppy

Essa banda de jazz fusion instrumental de Nova Iorque é uma ideia do baixista e produtor Michael League, quem compõe boa parte das músicas. Os caras já tocaram com todo tipo de artistas, de Erykah Badu a Justin Timberlake. Em 2013, a banda lançou o álbum Family Dinner, Vol. 1, que conta com participações especiais de vários artistas cantando com eles – foi com a faixa Something, que contou com Lalah Hathaway na voz, que eles ganharam o Grammy de melho performance em R&B em 2014. Em 2016, eles lançaram o mais recente álbum, Culcha Vulcha, que traz mais um pouco do talento e do swing dessa super-banda.

 

 

Tommy Castro and the Pain Killers

O californiano Tommy Castro vem fazendo carreira como guitarrista e cantor de blues rock desde os anos 90. Fã dos blues de Chicago e de West Coast, do soul, do rock and roll e do Southern rock, ele brinca com todos esses elementos em seus álbuns. Em 2011, ele formou uma banda que passou a acompanha-lo em todos os seus álbuns e shows, além de contribuir nas composições, nascendo assim a Tommy Castro and the Pain Killers – o primeiro álbum dessa nova fase do guitarrista é o The Devil You Know, de 2014, e contou com vários convidados ao longo das faixas, como Joe Bonamassa, Tasha Taylor e Samantha Fish.

 

Big Head Todd and The Monsters

Mais um som de blues rock, dessa vez, de Denver. “Big Head” Todd Park Mohr, descendente de coreanos e alemães, formou sua banda com amigos da escola e não parou mais de compor e tocar. Em 1989, o grupo gravou seu primeiro álbum e, de lá pra cá, eles só vêm aprimorando seu som, nos enchendo de surpresas a cada lançamento (entre eles, um álbum só de covers de Robert Johnson pra celebrar os 100 anos do mestre do blues).

 

 

Diamond Youth

Essa banda de rock alternativo mistura o vintage do rockabilly do anos 60 com o “garage rock” dos anos 90 – o resultado é de fazer você pular como se fosse um adolescente em show independente. É tudo que os Strokes tentam ser hoje em dia e não conseguem.