Máquina do Tempo #155: MTV Brasil: os primórdios

Em clima de despedida à MTV Brasil, que encerra suas atividades como a conhecemos ao fim de setembro, Leandro Bulkool, Ock-Tock e Shinkoheo relembram seus tempos de adolescência, na época em que a emissora musical de televisão ainda tocava música, e convidam Vana Medeiros (Temporada de Séries, SpinOff) para contar também como foi seu primeiro contato com os videoclipes. Embarque nesta viagem que contará um pouco do início do canal de TV que mudou a linguagem jovem brasileira para sempre!

Quanto tempo tem esta edição?
104 minutos
daquilo que a Music Television trouxe ao Brasil

O que vai tocar?
NirvanaSilverchairGreen Jelly e muito mais

Para ouvir basta clicar no play aqui de baixo:

Clique aqui e baixe o episódio

Assine o feed e ouça todos os programas

E quais músicas tocaram na edição anterior (Máquina do Tempo FUSION #011: Arcade Fire, Breaking Bad, Southern Rock e Campus Party)?

  • Mick Harvey – Out of Time Man
  • Hogjaw – Cold dead fingers
  • Arcade Fire – Reflektor
  • Iron Maiden – The Trooper

Acesse também:

0 comentários em “Máquina do Tempo #155: MTV Brasil: os primórdios

  1. Bruno Gunter Responder

    Horror eterno pilotos do mal!

    Fico imaginando o Shinkoheo convencendo o Leandro porque ele deveria tocar Nirvana. Deve ter sido um pouco acalorado… diria até que foi #mamilos!

    De qualquer forma, repito aqui o que disse ao Leandro uns dias atrás quando batemos um papo na última visita do Ock e da Vana aqui no RJ. Nirvana foi importante por tudo que aconteceu e pelo rumo que a música tomava nos anos 90. E o Leandro me disse: “Se não fosse o Nirvana, seria o Pearl Jam ou qualquer outro”.

    Mas no fim feicamos com a dúvida: que mensagem o Nirvana passava?

    Um abraço!

  2. Edgar Santos Responder

    MTV Brasil… lembro que o primeiro clipe sintonizado que vi foi “Man on the Edge” do Iron. Esse saudoso canal nos seus primórdios me faz lembrar de:
    – Maria do Relento
    – Profeta
    – Mundo Livre S/A
    – The New Presidents of USA
    – Type O Negative (com a versão Doom de “A Namorada” do Carlinhos Brown).
    – Soundgarden
    – E muitas outras mais… Ótimo programa, caras! Explodiu minha cabeça!!

  3. QUEIROZ Responder

    Se for falar de Nirvana considero 3 pontos positivos:

    1 – A pessoa do Kurt Cobain o único que trolava o Axl, outro filhote da Mtv, e creio que a Mtv levantou e matou indiretamente Cobain por ter transformado ele num Rock Star;

    2 – In Utero, Nervemind é coalhada, mas In Utero o disco da vingança gosto muito e praticamente gravado no Brasil, leiam a matéria de capa dos Rolling Stones;

    3 – Dave Ghroul para o mundo, afinal até o Leandro e Ock gostam dele, sem falar daquele Beatle chamado Paul. =)

    Cypress Hill faltou na seleção.

    O programa My Mtv tá fazendo um favorzão de chamar os Vjs raiz para reprisar seu programas, e o do Gastão deixou claro para mim o problema da Mtv atual: COVARDIA, pois na época dele mesmo disputando com o pop, não arregavam e faziam programas de Heavy Metal, entrevistaram veteranos, sabe, o medo do pop e a falta de confiança na música matou a Mtv.

    Aí substituiram por programas de humor sem graça a rodo, e o que tem gente sem graça rindo da própria piada naquela emissora, e os melhores do time sairam Adnet, Calabreza e Tata.

    E salva os top clássicos, alternativos, mas são faixas de clipe que não conversam sobre eles, e nenhum programa tão relevante quanto o Máquina do Tempo não vão ao ar.

    Clipes do Iron inesquecíveis para mim são Wasted Years, aquele que mostra todos os Eddies de tocas as capas, e Wasting Loooooooveeeeee, do cara que tatooava o nome de todas as minas que pegava. =)

    A vinheta da vaquinha da Mtv é eterna.

    Ana era Anorexia? Caraca, e olha que o coitado casou depois com a deprê Natalie Imbrulia.

    Acho que um dos últimos clipes de linguagem Mtv é o do Haim, e que 3 irmãs dançam no clipe, mas sabem cantar e tocar. Ou Wires do Red Fang, O clipe que atrapela as latas de cerveja( http://www.youtube.com/watch?v=WQPfQvLIseA )

    Eu lembro do dia quando Thunderbird anunciou no Ponto Zero Black and White do Michael Jackson completo

    Valeu Vana, Ock, Leandro e Shinkoheo

    • leandro Autor do artigoResponder

      A sensação é bem esta Queiroz, saiu do comando quem curte música de verdade e entrou o grupo de executivos preocupados com resultados.

  4. Valentin Raffo Responder

    Fala motoristas e co-pilotos!

    Achei esse programa muito interessante por ver como gerações que vieram antes da minha sentem algum tipo de “afeto” pela MTV. Digo isso porque, pelo menos pra galera da minha idade que gosta de rock, a MTV sempre teve uma conotação negativa.
    Lembro de ter uns 12 ou 13 anos (mais ou menos quando comecei a ouvir rock) e vendo clipes de rappers genêricos em clipes rodeados de mulheres semi-nuas dançando e achando tudo aquilo uma merda.
    Por algum motivo, a MTV tentou até se modificar nesses últimos tempos. Provavelmente devido aos problemas financeiros. O fato é que o canal começou a divulgar um som decente de novo, cheguei a ver bandas bem interessantes na programação (Tame Impala e Jake Bugg, por exemplo). Mas, como vocês falaram, com a internet (e ainda mais com a “fama” que a MTV ganhou para a nova geração) ninguém mais precisa ficar uma hora de programa pra ouvir uma ou duas bandas que agradem.

    É isso! Abraços!

    • leandro Autor do artigoResponder

      O estranho é que a MTV realmente acabou errando e sendo encurralada pela mudança de cultura. Tudo ao mesmo tempo.

  5. Thiago Borba Responder

    Kraleo, mijei com o shinkoheo dizendo que o Jairo Bouer é o Drauzio Varella do sexo… Muito legal o programa, entrou pro meu top 20 dos máquinas, as críticas e comentários foram ´muito legais, conforme eu fui ouvindo foi tipo concordo… cara… concordo. A minha absorção de MTV começou talvez um pouco antes da época da Vana, mas consegui continuar curtindo até o início dos anos 2000 o canal que era sofrido pra ver aki no rio. Era uma forma de se descobrir músicas e bandas muito legal, era tipo através de audioslave que se descobria Soundgarden e Rage… daqui a alguns anos isso vai ser papo de velho. Mas hoje em dia, no meu caso por exemplo, mesmo tendo last fm, redes sociais, amigos e outras inúmeras formas de se descobrir novas músicas, continuo descobrindo muita coisa através dos canais VH1 e VH1 HD, tem sempre um clipes novos, alguns programas com temáticas por listas e clássicos e quase 80 por cento da programação é só de clipes, ainda que as vezes estilos sejam misturados na programação, só não tem os VJs, ou seja, pra quem quiser relembrar um pouco o sentimento de MTV, recomendo, e já aconteceu comigo tipo, caramba tem álbum novo do soundgarden, pela VH1. Abração à toda a galera e o Leandro, vá com calma com a primeira dama do máquina do tempo… Encontrei o Gerard no RiR e já conversamos um pouco sobre o capacitor.

    Obs.: Todos os programas do Gordo na MTV eram legais, mas achei que vocês iriam lembrar da abertura do Gordo à Go Go com Gazebo – I Like Chopin
    http://www.youtube.com/watch?v=yTlp_0y2TWg

    • leandro Autor do artigoResponder

      O Gerard comentou comigo que encontrou com você na Cidade do Rock. Não conta pra ninguém, mas ele ficou todo bobo. rs

  6. Fabiano Costa Responder

    Caros, este programa COM CERTEZA entrou pro meu Top 5 do máquina.

    Já iria comentar o programa, porém quando ouvir WANDER WILDNER rolando, eu tive que parar o carro e twittar para vocês naquele exato momento. S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L! Acrescento dois clipes que fizeram minha adolescência e eu acho que faltou no programa: “Greedy Fly” do Bush e “Do The Evolution” do Pearl Jam. Sobre o Nirvana, eespeito quem não curte, mas acho o som do Nirvana foda pracaralho até hoje. Será que eu tenho um problema?

    Pra finalizar, como falar de MTV e não falar de Beavis & Butthead e do excelente Teleguiado do Cazé?

    Um abraço!

    • leandro Autor do artigoResponder

      Cacete! A gente esqueceu do Beavis e Butthead! FALHA NOSSA!

      Do Te Evolution a gente sempre comenta, meio que está distribuído em outros doze programas. Dá até para virar uma tag. rs

      Sobre o Nirvana. Não sei, amigo. O que o seu médico fala sobre isto? 😀

  7. Andre VH Responder

    Apesar da minha idade a Mtv não foi parte tão presente da minha vida. Culpa da maldita antena UHF que não funcionava direito, na maior parte do tempo simplesmente não pegava nada. Em uma das poucas épocas em que consegui assistir a Mtv com certa frequencia dei de cara com o tosco e divertido clipe de Jump! Acho que foi o momento mais marcante que tive com esse canal rs.

  8. Léo Perninha Responder

    Tb faltou Mtv Liquid Television, que nos brindou com THE MAXX e AEON FLUX, a super-espiã-ninja que morre, mas morre muito! 3:)
    Gordo à gogó
    Fudêncio, e a penca de desenhos legais e distorcidos que auto-sacaneavam a própria emissora…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *