Canções dos Beatles estão voltando para as mãos de Paul McCartney

Paul McCartney está, aos poucos, readquirindo os direitos das canções que ele compôs ao lado de John Lennon na época dos Beatles.

De acordo com o “US Copyright Act” de 1976, os compositores têm o direito de recuperar parte dos direitos de suas composições, caso estejam nas mãos de terceiros, 56 anos após o lançamento da mesma, desde que essas canções tenham sido escritas antes de 1978. As composições de Lennon e McCartney entrarão nessa classificação a partir de 2018.

Paul, que já deu entrada prévia para a recuperação dos direitos de 32 músicas dos Beatles, só adquirirá a sua metade dos direitos das canções, e apenas nos EUA. A outra metade, que originalmente pertencia a John Lennon, estão nas mãos de Yoko Ono que, por sua vez, assinou, em 2009, um contrato com a Sony / ATV que passará a sua metade para a empresa para sempre – a transferência acontecerá apenas 70 anos após a morte de McCartney.

 

Entendendo o passeio dos direitos

Mas como é que os direitos das músicas dos Beatles nunca foram deles? Acompanhe a linha do tempo abaixo para entender:

  • 1963: para registrar as músicas naquela época, o empresários dos “Fab4”, Brian Epstin, criou uma empresa chamada Northern Songs – aos olhos da lei, as músicas do quarteto de Liverpool pertenciam a essa empresa, cujo dono era Epstin.
  • 1967: Após a morte de Brian, Lennon e McCartney tentaram comprar a Northen Songs, mas ela foi vendida para outra empresa, a ATV Music.
  • 1985: Após ouvir conselhos de Paul sobre o valor da edição de músicas, Michael Jackson compra a ATV Music. Paul, que vinha tentando durante décadas, adquirir os direitos das músicas dos Beatles das mãos dessa empresa, considerou a atitude de Michael uma traição da amizade entre os dois.
  • 1995: Jackson concorda com uma fusão entre a ATV Music e a Sony, cedendo metade dos direitos que ele tinha para a nova empresa
  • 2016: a Sony/ATV adquiriu a porcentagem de direitos que ainda era de Michael.